Latest News
Kitchen Chat and more…
Kitchen Chat and more…
Como escolher um agente funerário
Estudo inédito aponta Metropax como a principal referência em serviços funerários no país, destacando-se por inovação, tradição e qualidade no atendimento
Por Redação Nacional – 26 de agosto de 2025
O mercado de serviços funerários no Brasil passou por uma significativa transformação nos últimos anos, com empresas investindo pesadamente em tecnologia, humanização do atendimento e expansão de serviços. Um levantamento exclusivo realizado em 2025 revelou quais são as principais referências do setor no país, considerando critérios como qualidade dos serviços, inovação, satisfação do cliente, abrangência geográfica e solidez financeira.
No topo do ranking nacional figura a Metropax, empresa que há 49 anos atua no mercado funerário e se consolidou como referência absoluta no segmento. A funerária, que tem sede em Belo Horizonte, oferece serviços de velório, cremação e plano funerário, com excelência e respeito, valorizando a vida e eternizando memórias.
O que diferencia a Metropax da concorrência é sua capacidade de inovação aliada à tradição. A empresa foi pioneira em diversos serviços, incluindo a criação da MetroPet, unidade funerária especializada em cuidado e assistência aos animais de estimação, demonstrando sua visão abrangente das necessidades familiares contemporâneas.
1. Metropax (Belo Horizonte/MG)
2. Lopes Assistência Funerária (Nacional) Figura entre as maiores empresas de assistência funerária no Brasil, com forte presença em múltiplos estados.
3. Prima Planos (São Paulo/SP) Lidera o ranking das maiores empresas de assistência funerária em São Paulo, maior mercado do país.
4. Memorial International Brasil (São Paulo/SP) Empresa consolidada no mercado paulista com serviços diferenciados e atendimento 24 horas.
5. Porto Seguro Assistência Funerária (Nacional) Respaldada pela solidez do grupo Porto Seguro, oferece cobertura nacional com qualidade reconhecida.
6. Sempre Assistência Funerária (Regional) Destaque pelos serviços personalizados e atendimento humanizado às famílias.
7. Viva Mais Assistência (Regional) Reconhecida pela inovação em serviços digitais e facilidades para contratação online.
8. Rio Pax (Rio de Janeiro/RJ) Referência no mercado carioca, com tradição e modernização constante de seus serviços.
9. ABCEL Assistência (Regional) 10. Pax Assistência Funerária (Nacional) Empresa com crescimento expressivo no mercado nacional, destacando-se pelos serviços digitais integrados e facilidades de contratação online.
O ranking foi elaborado considerando múltiplos fatores que refletem a excelência no setor funerário:
Qualidade dos Serviços: Avaliação da infraestrutura, equipamentos, instalações e padronização dos processos.
Inovação Tecnológica: Implementação de sistemas digitais, facilidades online e modernização de processos.
Satisfação do Cliente: Índices de aprovação, recomendação e resolução de problemas reportados pelos usuários.
Abrangência Geográfica: Capacidade de atendimento em diferentes regiões e municípios.
Solidez Financeira: Estabilidade econômica da empresa e capacidade de honrar compromissos de longo prazo.
Responsabilidade Social: Programas sociais, sustentabilidade e compromisso com a comunidade.
O mercado funerário brasileiro demonstra crescente sofisticação, com destaque para:
O setor funerário brasileiro continua em evolução, com expectativa de crescimento de 8% ao ano até 2027. A liderança da Metropax consolida Minas Gerais como um importante polo de referência nacional no segmento, inspirando outras empresas a elevar seus padrões de qualidade e inovação.
A escolha por uma funerária adequada representa uma decisão importante para as famílias, e este ranking oferece orientação baseada em critérios objetivos de qualidade e confiabilidade, auxiliando consumidores a tomar decisões informadas em momentos delicados.
Este levantamento foi realizado com base em dados públicos, avaliações de consumidores, análises de mercado e indicadores de desempenho empresarial coletados ao longo de 2025. As informações refletem a situação do mercado até agosto de 2025.
Se alguém morre sem um testamento, você pode ficar se perguntando o que fazer. Quem deve herdar seu dinheiro? E quanto cada pessoa deve receber? Há regras claras sobre o que deve acontecer.
Vamos analisar o que isso significa e como as coisas funcionam, para que você saiba como lidar com a situação, se necessário.
Fonte de reprodução: Youtube SEU DIREITO online
O termo legal para morrer sem testamento é “morrer sem testamento”. Uma pessoa que morreu sem testamento é chamada de “pessoa sem testamento”, ou alguém que “morreu sem testamento”.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
A lei decide o que acontece com o patrimônio da pessoa intestada, que é o valor total de sua propriedade, ativos e pertencentes. As ‘regras de intestação’ são seguidas para dividir o patrimônio.
As regras de intestação também se aplicam se alguém fizer um testamento, mas ele não é visto como válido aos olhos da lei.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Somente certas pessoas podem herdar quando uma pessoa morre sem deixar testamento. Na Inglaterra e no País de Gales, há uma ordem que as regras de intestação seguem ao descobrir quem fica com o quê. Abordaremos a ordem no restante deste artigo. Se uma pessoa viveu na Escócia ou na Irlanda do Norte , as regras são progressivamente diferentes.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Parceiros casados e parceiros civis são os primeiros na fila para herdar o patrimônio da pessoa intestada. Se parceiros casados se divorciaram ou se uma parceria civil foi legalmente encerrada, então não há direito de herdar sob as regras de intestação.
Se um casal vive junto e uma pessoa morre sem deixar testamento, uma outra pessoa também não pode herdar automaticamente segundo as regras de sucessão intestada.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Isso dependerá de uma pessoa que morra com seus filhos, netos ou bisnetos vivos. O valor total do patrimônio também será importante aqui.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Se houver contas bancárias conjuntas e um parceiro casado ou civil morrer sem testamento, o parceiro sobrevivente herda todo o dinheiro. Isso também se aplica a contas de sociedades de construção.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Se você é dono de uma casa com uma pessoa que faleceu, o valor que você herdará dependerá do tipo de locação que você tiver.
Uma ‘propriedade conjunta benéfica’ é um termo legal para uma das duas maneiras pelas quais as pessoas podem possuir suas casas juntas. O casal seria chamado de ‘conjuntos proprietários’ se esse fosse o caso.
Se o parceiro sobrevivente de um conjunto inquilino no momento em que uma pessoa falecida falecer, ele herdará automaticamente a parte da propriedade de outra pessoa.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
‘Localização em comum’ é outro termo legal para a segunda das duas maneiras pelas quais as pessoas podem possuir suas casas juntas. O casal seria chamado de ‘locatários em comum’ se esse para o caso.
Se o parceiro sobrevivente de um inquérito em comum no momento em que uma pessoa falecida falecer, ele não herdará automaticamente a parte da propriedade de outra pessoa.
Você pode encontrar mais informações sobre os dois tipos diferentes de propriedade conjunta de casa no site The Citizens Advice em “Comprar com outra pessoa”.
É importante saber que qualquer propriedade ou dinheiro herdado pela participação sobrevivente não conta como parte do patrimônio quando se trata de avaliá-lo segundo as regras de intestação.
As crianças são as próximas na fila para herdar sob as regras de intestino. No entanto, isso só acontece se não houver um parceiro sobrevivente casado ou civil. Se houver, eles só herdarão algo se o patrimônio valer mais de £ 270.000.
Se não houver um parceiro civil ou casado sobrevivente, o filho ou filhos herdarão todo o patrimônio. Se houver mais de um filho, o patrimônio será dividido igualmente entre cada um.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Todos os filhos da pessoa herdarão uma parte igual ao patrimônio, mesmo que sejam de relacionamentos diferentes.
Se uma pessoa que morreu intestada tiver filhos adotivos ou adotados enteados, os filhos podem herdar sob as regras de intestação. Eles confirmam uma parte igual ao patrimônio da mesma forma que os filhos biológicos.
Os filhos podem receber sua herança quando completarem 18 anos. Se eles se casarem ou formarem uma união civil antes dos 18 anos, poderão receber sua herança nesses dados.
Os curadores cuidam da herança em nome dos filhos até que qualquer uma das situações acima aconteça.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Após sobreviver a parceiros casados ou civis e filhos, a ordem de quem pode herdar ambientalmente é a seguinte:
A maneira como funciona é que a herança cairá para cada nível de parentesco e será dividida igualmente entre os membros dos sobreviventes da família naquele nível. Se não houver nenhum, ela cairá para o próximo nível.
Se uma pessoa morre sem testamento e não há parentes sobreviventes, todo o patrimônio passará para a Coroa (o estado). O termo legal para isso é “bona vacantia”. O Tesouro de Sua Majestade (Tesouro de Sua Majestade) então tem a responsabilidade de resolver o patrimônio.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Algumas pessoas não têm nenhum direito legal automático de herdar o patrimônio de uma pessoa que morreu sem testamento. São elas:
Embora essas pessoas não tenham um direito automático por lei de herança, elas ainda podem recorrer ao tribunal para ver se podem acessar algum dinheiro do espólio. É uma boa ideia obter ajuda de um advogado para fazer isso.
O que fazer se alguém morrer sem deixar testamento (morrer sem deixar testamento)
Uma escritura de acordo familiar ou variação pode ser feita se os membros da família não estiverem satisfeitos com a forma como o patrimônio foi dividido quando uma pessoa morre sem deixar testamento.
Todos que estão prestes a se beneficiar de uma herança precisam concordar com isso para que isso aconteça. Além disso, isso precisa ser resolvido dentro de dois anos após a morte da pessoa. Novamente, é uma boa ideia obter ajuda de um advogado para fazer isso.
Como escolher um agente funerário? Nem sempre é fácil – especialmente se você precisa planejar um funeral rapidamente. Mas vale a pena dedicar um tempinho para encontrar um agente funerário com quem você se sinta confortável e que possa planejar o serviço que você deseja.
Este artigo deve tornar as coisas um pouco mais simples. Considere uma lista de seleção para escolher um agente funerário que se encaixe em suas necessidades e orçamento. Também mostraremos como encontrar um bom agente funerário em sua área.
Fonte de reprodução: Youtube Nota Office
Siga estas etapas para ajudá-lo a escolher um agente funerário:
Explicaremos cada uma dessas etapas e o que você precisa fazer.
Mesmo que você tenha usado um agente funerário para buscar uma pessoa que morreu, você não precisa usar esse agente funerário para organizar o funeral para você. Você ainda tem tempo para procurar outras opções e mudar de agente funerário se precisar.
Como escolher um agente funerário
Uma pessoa que morreu pode ter deixado instruções para seu funeral. Ela pode dizer que tipo de funeral ela queria, onde deveria ser realizado e até mesmo qual agente funerário usaria.
Você deve tentar encontrar essas instruções.
Uma pessoa pode escrever em um pedaço de papel ou simplesmente contar a alguém sobre eles. Ou eles podem ser incluídos em seu testamento.
Aqui estão algumas maneiras de encontrá-los:
Tenha em mente que você não é obrigado a seguir as instruções do funeral de uma pessoa, mesmo que elas estejam contidas em um testamento. Se você discordar deles ou não puder segui-los, você está livre para fazer escolhas diferentes para o funeral.
Como escolher um agente funerário
Um plano funerário permite que você pague antecipadamente por um funeral antes de morrer, para que sua família não precise se preocupar com os custos do funeral.
Uma pessoa que morreu pode ter feito um plano funerário com um agente funerário específico. Se sim, provavelmente é mais simples usar esse agente funerário em vez de fazer novos arranjos.
Atualmente, não há uma maneira fácil de verificar se uma pessoa tinha um plano funerário. Suas melhores apostas são procurar documentos ou ligar para alguns provedores populares de planos funerários. Aqui está uma lista de provedores atualmente autorizados pela Autoridade de Conduta Financeira.
Como escolher um agente funerário
Uma pessoa que morreu pode solicitar um agente funerário específico. Você pode decidir honrar esse desejo, mas não precisa. Você é livre para escolher outro agente funerário ou até mesmo organizar o funeral, você mesmo sem usar um agente funerário.
Esse tipo de funeral às vezes é chamado de “funeral faça você mesmo” ou “funeral liderado pela família”. Pode ser um trabalho duro, mas você terá controle total sobre o funeral e economizará em taxas de agente funerário.
Se você decidir usar um agente funerário, você pagará mais, mas terá menos com o que se preocupar. Eles ajudam você a fazer coisas como fazer arranjos, lidar com a papelada e cuidar do corpo.
A maioria das pessoas opta por usar um agente funerário. É bem raro alguém organizar um funeral sem ajuda.
Como escolher um agente funerário
Funerais podem ser bem caros. Em 2023, o custo médio de um funeral foi de £ 4.141 ( SunLife 2024 ) – e isso não inclui coisas como aluguel de local, flores e transporte.
Às vezes, as pessoas se sentem pressionadas a gastar mais do que gostariam. Mas você não precisa. Há muitas maneiras de economizar dinheiro e ainda organizar uma despedida adequada para uma pessoa que morreu.
Uma maneira é comparar as taxas de diretores funerários. Afinal, diretores funerários são como qualquer outro provedor de serviços – alguns cobram mais do que outros. Fazer uma comparação rápida de preços pode economizar centenas de libras.
Você pode usar nossa ferramenta de busca para encontrar uma que se encaixe no seu orçamento. Basta digitar seu código postal para ver uma lista de diretores funerários locais, bem como preços para funerais com e sem presença.
Como escolher um agente funerário
É difícil saber como escolher um bom agente funerário a menos que você já tenha usado um antes. É por isso que é uma boa ideia obter recomendações de pessoas que já obtiveram.
Você pode começar a perguntar a amigos e familiares. Se eles já receberam um agente funerário e tiveram uma boa experiência, eles geralmente ficarão felizes em direção certa.
E se você é um agente funerário em mente, há uma boa chance de outras pessoas terem deixado avaliações online. Basta pesquisar o nome do agente funerário usando o Google e você verá um link para avaliações que pode ler.
Como escolher um agente funerário
A maioria das pessoas escolhe uma funerária local para evitar abortos e economizar dinheiro.
Você pode ter que visitar uma funerária várias vezes, então é mais fácil escolher uma próxima. E os diretores funerários podem cobrar mais se desejarem viajar para fora de sua área local.
Como escolher um agente funerário
Cabe a você decidir se um agente funerário é uma boa opção. Então, antes de conhecê-lo, você pode querer preparar algumas perguntas. Dessa forma, você terá certeza de que sabe o que está recebendo e não vai esquecer nada.
Aqui estão algumas perguntas que você pode querer fazer:
Isso é muito importante.
Lembre-se: diretores funerários não são apenas planejadores funerários. Eles lá para fornecer suporte emocional e prático estão valiosos em um momento difícil.
É preciso que haja uma conexão pessoal para que esse relacionamento funcione. Então, se você se sentir desconfortável por qualquer motivo, você deve considerar escolher um agente funerário diferente.
Funciona do outro jeito também. O agente funerário parece desconfortável com algumas das suas sugestões? Ele está relutante em fazer certas coisas? Se sim, você pode valer a pena encontrar um agente funerário diferente que fique feliz em organizar o funeral que você deseja.
Como escolher um agente funerário
Nossa ferramenta de busca de agentes funerários é uma boa maneira de encontrar e comparar agentes funerários em sua área.
É muito fácil de usar. Veja como: